“The Social, the Emotional and the Digital Approach”
Barcelona
Entre os dias 18 e 23 de julho de 2022, as docentes Rosário Carvalhais (2.º ciclo), Fernanda Silva (1.ºciclo) e Esperança Gomes (pré-escolar) participaram numa formação, no âmbito do Programa Erasmus+, com o intuito de adquirirem uma maior capacitação na introdução de atividades/técnicas inovadoras no domínio da autorregulação emocional.
O grupo de formação era constituído por docentes portuguesas, austríacas e romenas, sendo orientado por uma formadora italiana.
As sessões alternaram entre momentos expositivos e momentos de trabalho colaborativo na Europass Teacher Academy, em Barcelona, recorrendo a outros locais da cidade, como a Universidade e o Museu da Ilusão, e a uma pequena visita guiada para atividades práticas.
Foi uma semana muito enriquecedora e proveitosa, quer pelo facto de as docentes serem de níveis educativos distintos e partilharem entre si diferentes perspetivas e metodologias pedagógicas, quer pela interação entre os participantes, quer ainda pelas diferentes ferramentas proporcionadas pela formação.
Também Barcelona, enquanto cidade europeia recheada de arte, história e outras expressões culturais, se constituiu como uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e profissional, dado que os docentes são por excelência mediadores de cultura.