"Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation And Evaluation Strategies”
Florença
De 5 a 9 de setembro de 2022, a psicóloga Fátima Clemente e os docentes Fátima Castro e Helder Graça estiveram em formação na cidade italiana de Florença, em representação do AEOB, a participar no curso supracitado.
Durante essa formação tivemos a possibilidade de tomar contacto com métodos e plataformas de ensino que nos eram desconhecidos ou que ainda são pouco utilizados e partilhámos as nossas experiências com outros colegas europeus.
No primeiro dia, após as apresentações individuais, do estabelecimento de ensino representado pelos participantes e da região em que ele se insere, trabalhámos os aspetos relacionados com a boa gestão da sala de aula. Assim, focámo-nos na necessidade de dar instruções claras aos estudantes.
No segundo dia, o foco da formação foi colocado nas regras a observar em contexto de ensino. Abordaram-se os temas relacionados com a gestão das regras face a comportamentos desviantes, com o estabelecimento de regras concretas e/ou de novas regras.
No terceiro dia, abordou-se a Flipped Classroom, ou seja, a Sala de Aula Invertida, em que o aluno deixa de ser o simples recetor do conhecimento, mas que constrói o seu próprio conhecimento, com base nas indicações que o professor lhe dá e sob a sua supervisão. De tarde foram apresentados trabalhos realizados.
No quarto dia, deu-se relevo a aplicações e plataformas de ensino que servem de motivação e captação da atenção dos alunos. À tarde apresentaram-se trabalhos feitos com base no trabalho realizado anteriormente.
No quinto e último dia de formação, tomámos contacto com a utilização de jogos na aprendizagem e procedeu-se a uma discussão sobre a experiência de formação realizada. No final foram entregues os Certificados de Participação e deu-se por concluída a formação.
A experiência foi extremamente gratificante, quer pela aprendizagem efetuada, quer pela partilha de conhecimentos, que servirá de ponto de partida para experiências a aplicar no nosso agrupamento, em benefício dos nossos alunos e do meio em que eles se inserem.